O Snooker Club Lisboa

Fundado a 17 de Maio de 1989 por António Almeida, no local onde funcionava a mítica cervejaria “Águia d’Ouro”, o Snooker Club Lisboa foi o primeiro “sports bar” da capital portuguesa, tal como é entendido o conceito vigente no século XXI.

Trata-se de um espaço concebido à imagem dos famosos pubs ingleses, indicado para os amantes de snooker e pool, mas também para quem deseja provar o melhor da gastronomia clássica das cervejarias portuguesas e internacionais, beber tranquilamente um copo ao som de boa música ou assistir a grandes espetáculos desportivos através dos múltiplos LCD’s e ecrã gigante de que dispomos.

Neste espaço, poderão usufruir de 10 mesas de bilhar (4 de pool, 4 de pool português e 2 de snooker), além de restaurante e bar com capacidade para 60 lugares sentados, divididos por três áreas distintas: a zona de restauração central (junto ao bar), a galeria de fumadores e a “Sala da Lareira”, onde os nossos clientes dispõem de 2 máquinas de setas, sendo que o espaço pode igualmente ser convertido em zona privada para assistir a jogos, por um grupo restrito.

Snooker Club Lisboa

O Club

Com amplas áreas para a prática do bilhar (mais de 200 m2), o Snooker Club Lisboa dispõe de 10 mesas de qualidade superior: 4 de pool (9 pés), 4 de pool português – a variante mais popular do nosso país – e 2 de snooker (uma de 10 pés para formação e outra “full size”, de 12 pés da marca Star, a única mesa do circuito profissional existente em Portugal).

Todas as mesas são equipadas com panos oficiais de competição, têm marcador electrónico individual e mesas de apoio, sendo que a mesa Star dispõe de aquecimento próprio. Para a consolidação deste projeto, o Snooker Club Lisboa é também, desde Setembro de 2017, uma associação desportiva de pleno direito, competindo nas variantes de snooker, pool e pool português, nas provas oficiais da Federação Portuguesa de Bilhar.

Com mais de duas dezenas de atletas inscritos, o Club tem duas equipas de pool masculino, uma de pool feminino, duas de snooker e uma de pool português. Entre os nomes que mais se destacam nos nossos atletas, referência especial para Nuno Miguel Santos e Henrique Correia, dois dos mais titulados bilharistas nacionais que, ao longo dos anos, quer no SL Benfica, quer no FC Porto, conquistaram títulos nacionais e internacionais de grande dimensão. De resto, Henrique Correia é, além de jogador, o instrutor da nossa Escola de Bilhar, um projecto pioneiro em Lisboa que temos a honra de incrementar com vista à formação de atletas de todas as idades e de ambos os sexos.

Paralelamente, o Snooker Club é também o espaço de eleição das competições de pool organizadas pelo Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, além dos múltiplos torneios de amadores e de empresas que organiza de forma permanente.

Além do bilhar, o Snooker Club oferece ainda outras opções, tais como duas máquinas electrónicas de dardos (online), jogos de cartas e de mesa (xadrez, damas, gamão). Mas porque queremos que nada lhe falte, comercializamos material desportivo (tacos, luvas, giz, setas, etc.) através de uma parceria estabelecida com o mais conceituado fabricante nacional: Bilhares Carrinho.

O Club

Mais que um Club

O Snooker Club é também, desde 2005, a sede da Penya Barcelonista de Lisboa, considerada, pelo FC Barcelona, como a melhor do mundo.

Assim, o Snooker Club Lisboa criou condições para que possa assistir a espetáculos desportivos com a melhor qualidade possível, tendo sido escolhido pelo Consulado-Geral do Flamengo, em Lisboa, para sede da “maior torcida do mundo” na capital portuguesa.

Mas porque desejamos ser uma casa aberta a todos, nos fins-de-semana ou nas famosas noites europeias podemos difundir quatro canais desportivos diferentes em simultâneo, nos 8 ecrãs de grande dimensão que temos espalhados pelas diversas salas, além de tela e projetor para os grandes momentos. Claro está, sempre com uma atenção especial ao desporto nacional, especialmente quando os três grandes entram em campo.

A decoração interior é tipicamente inglesa, sóbria e “clean”, usando madeiras nobres para revestimentos e tendo como cores-base o preto e branco. Nas paredes pontificam imagens dos grandes “monstros sagrados” do snooker e do pool do passado e do presente, painéis ilustrativos da história da modalidade, além de um espaço de homenagem ao fundador da casa.

Acima de tudo, o ambiente selecionado faz com que todos se sintam bem e em casa. Sejam principiantes ou jogadores de topo, o Snooker Club Lisboa tem a porta aberta a todos os que desejem passar bons momentos de alegria e lazer.

Canto Penya